BC da Rússia reduz juros para 8,25% e sinaliza mais cortes
MOSCOU (Reuters) - O banco central russo cortou os juros em 0,25 ponto percentual nesta sexta-feira e disse que considerará mais reduções da taxa nos próximos meses.
O banco central reduziu sua principal taxa de juros para 8,25 por cento, de 8,5 por cento anteriormente, sua quinta redução até agora neste ano.
O corte ficou em linha com as expectativas do mercado. Dezesseis dos 20 especialistas consultados pela Reuters previam que o banco central reduziria os juros em 0,25 ponto percentual, enquanto os outros projetavam um corte de 0,5 ponto percentual.
O ciclo de afrouxamento monetário se tornou possível neste ano porque a inflação anual, que já foi constantemente alta, caiu para as mínimas pós-período soviético.
Apesar de a inflação real ter ficado em 2,7 por cento em termos anuais a partir de 23 de outubro, abaixo da meta de 4 por cento do banco central, a instituição ressaltou que as expectativas de inflação permanecem elevadas.
"Os riscos no médio prazo de a inflação superar a meta dominam ante os riscos de seu persistente desvio para baixo", informou o banco central.
"O Conselho de Diretores do Banco da Rússia deixa em aberto a opção de novas reduções de juros nas próximas reuniões", informou o banco central em um comunicado.
(Por Andrey Ostroukh e Jack Stubbs)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.