IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC da Rússia reduz juros para 8,25% e sinaliza mais cortes

27/10/2017 14h21

MOSCOU (Reuters) - O banco central russo cortou os juros em 0,25 ponto percentual nesta sexta-feira e disse que considerará mais reduções da taxa nos próximos meses.

O banco central reduziu sua principal taxa de juros para 8,25 por cento, de 8,5 por cento anteriormente, sua quinta redução até agora neste ano.

O corte ficou em linha com as expectativas do mercado. Dezesseis dos 20 especialistas consultados pela Reuters previam que o banco central reduziria os juros em 0,25 ponto percentual, enquanto os outros projetavam um corte de 0,5 ponto percentual.

O ciclo de afrouxamento monetário se tornou possível neste ano porque a inflação anual, que já foi constantemente alta, caiu para as mínimas pós-período soviético.

Apesar de a inflação real ter ficado em 2,7 por cento em termos anuais a partir de 23 de outubro, abaixo da meta de 4 por cento do banco central, a instituição ressaltou que as expectativas de inflação permanecem elevadas.

"Os riscos no médio prazo de a inflação superar a meta dominam ante os riscos de seu persistente desvio para baixo", informou o banco central.

"O Conselho de Diretores do Banco da Rússia deixa em aberto a opção de novas reduções de juros nas próximas reuniões", informou o banco central em um comunicado.

(Por Andrey Ostroukh e Jack Stubbs)