IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa tem leves variações em dia carregado de balanços; RD é destaque positivo e Embraer cai

27/10/2017 11h53

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista tinha leves variações nesta sexta-feira, com as ações da RD liderando a ponta positiva após resultado do terceiro trimestre, em mais uma sessão com agenda de balanços carregada que tinha ainda Embraer em destaque de baixa.

Às 11:49, o Ibovespa tinha alta de 0,12 por cento, a 75.990 pontos. O giro financeiro era de 2 bilhões de reais.

Apesar do intenso volume de notícias corporativas desta sessão, investidores ainda seguiam de olho no cenário político, diante da expectativa de dificuldade para avanço de reformas, principalmente a da Previdência, no Congresso Nacional.

"Diante das incertezas da força política do governo e se realmente as demandas necessárias irão para frente, o Ibovespa começa também a refletir uma redução no fluxo de recursos de investidores estrangeiros, que até então garantiram o rali da nossa bolsa de valor", escreveram analistas da corretora Magliano, em nota a clientes.

DESTAQUES

- RD ON avançava 5,35 por cento, entre as maiores altas do Ibovespa, após reportar dados positivos para o terceiro trimestre, que marcou avanço de 16,8 por cento no lucro líquido sobre um ano antes, para 136,5 milhões de reais. A empresa reafirmou ainda seu guidance de abertura de 200 lojas em 2017.

- SUZANO PAPEL E CELULOSE PNA avançava 2,04 por cento, com o papel reagindo aos números do terceiro trimestre que mostraram salto de 15 vezes no lucro líquido do terceiro trimestre ante igual período do ano passado, para 801 milhões de reais.

- GPA PN tinha alta de 0,93 por cento, após reportar seus números referentes ao período de julho a setembro, com líquido consolidado de 72 milhões de reais, após prejuízo de um ano antes.

- CCR ON subia 1,7 por cento. Como pano de fundo também estava o balanço da empresa, que informou salto de 63 por cento no lucro ajustado do terceiro trimestre, para 433,1 milhões de reais.

- PETROBRAS PN subia 0,54 por cento e PETROBRAS ON tinha alta de 0,82 por cento, na contramão dos preços do petróleo no mercado internacional, e em sessão de leilões de áreas do pré-sal.

- EMBRAER ON caía 2,76 por cento após informar seus dados referentes ao terceiro trimestre deste ano e estimativas para 2018, com dados vistos por analistas da Coinvalores como tímidos e com a sinalização de que 2018 será mais um ano de consumo de caixa. No período de julho a setembro, a fabricante de aviões teve lucro líquido de 351 milhões de reais e lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de 443 milhões de reais, ante 174 milhões de reais um ano antes. Para o próximo ano, a Embraer estima entregar de 85 a 95 jatos comerciais e de 105 a 125 jatos executivos leves e grandes, com receitas totais entre 5,3 bilhões e 6 bilhões de dólares.

- ESTÁCIO PARTICIPAÇÕES ON tinha perda de 3,79 por cento, mesmo após reportar seus dados do terceiro trimestre, considerados positivos por analistas, com alta anual de 10 por cento no lucro líquido, para 149,3 milhões. A equipe do Credit Suisse destacou a constante melhora nos números da empresa de educação, mas vê possibilidade de preocupação dos investidores em relação ao potencial aumento da taxa de desistência devido ao aumento de preço.

- USIMINAS PNA tinha baixa de 1,64 por cento, após reportar números mais fracos que o esperado para o terceiro trimestre. A siderúrgica teve lucro líquido de 76 milhões de reais no terceiro trimestre e lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de 453 milhões de reais.

- VALE ON caía 0,95 por cento, em sessão de perdas para os contratos futuros do minério de ferro na China.

(Por Flavia Bohone)