IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump está inclinado a nomear Powell como novo chair do Fed, dizem fontes

27/10/2017 18h11

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está inclinado a nomear o diretor do Federal Reserve Jerome Powell como novo chair do banco central norte-americano, disseram nesta sexta-feira duas fontes familiares ao assunto.

          As duas fontes alertaram que, embora Powell tenha surgido como principal candidato em uma lista de cinco nomes, Trump ainda não tomou uma decisão final e pode sempre mudar de opinião.

          A agência Bloomberg News relatou anteriormente nesta sexta-feira que Trump estava inclinado a nomear Powell, citando três fontes.

          Trump disse que tem considerado Powell, assim como o economista John Taylor, da Universidade de Stanford, para o cargo. Ele também disse que não descartou renomear a atual chair do Fed, Janet Yellen, cujo mandato termina em fevereiro.

          Ele é esperado para anunciar sua escolha, que irá precisar passar por aprovação no Senado, antes de embarcar para viagem à Ásia em 3 de novembro.

          A porta-voz da Casa Branca Sarah Sanders disse nesta sexta-feira que Trump irá fazer o anúncio na próxima semana.

          Trump tem trabalhado em cima de uma lista de cinco candidatos, que inclui seu principal assessor econômico, Gary Cohn, e o ex-diretor do Fed Kevin Warsh.

          Uma autoridade sênior do governo disse na quarta-feira que Trump não deve nomear Cohn, dada a importância de sua função em ajudar a liderar esforços para promulgar um grande pacote de cortes de impostos. A estrela de Warsh também se enfraqueceu, de acordo com relatos da mídia.

          Trump também expressou privadamente um desejo de colocar sua própria marca no banco central, o que diminui perspectivas de dar um novo mandato a Yellen, disse outra fonte.

          Em entrevista à Fox Business Network na sexta-feira da semana passada, Trump indicou que pode nomear tanto Powell quanto Taylor para cargos altos no banco central. Uma posição de vice-chair está atualmente aberta.

(Reportagem de Steve Holland, Tim Ahmann e Jeff Mason)