IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Quatro dos principais bancos da China têm lucro trimestral maior com desaceleração em inadimplência

30/10/2017 13h38

PEQUIM (Reuters) - Quatro dos cinco principais bancos estatais da China, tiveram lucro maior de terceiro trimestre e desaceleração na inadimplência, apoiados por uma economia resiliente.

Os resultados dos principais bancos da segunda maior economia do mundo ocorrem depois que cortes sucessivos de taxas de juros diminuíram suas margens, que ainda sofreram pressão com aumento da inadimplência.

No entanto, a melhoria nos resultados do terceiro trimestre foi auxiliada por um coquetel de medidas políticas, como as trocas de dívida por capital para entes estatais.

O Industrial and Commercial Bank of China (ICBC), principal banco da China por ativos, teve alta de 3,3 por cento no lucro líquido do terceiro trimestre, ante estabilidade no mesmo período do ano anterior.

Já o Agricultural Bank of China (AgBank), o China Construction Bank (CCB) e o Bank of Communications (BoCom) também mostraram crescimento de lucro trimestral mais rápido do que há um ano.

ICBC, CCB e AgBank também relataram quedas nos índices de inadimplência, à medida que descartaram mais créditos podres. O desempenho também foi apoiado por campanha do governo de combate a operações bancárias não regulamentadas.

"O mercado tem falado sobre uma potencial crise bancária chinesa causada por inadimplência desde 2011", disse Jiahe Chen, estrategista-chefe da Cinda Securities. "Mas depois de sete anos e com os ativos líquidos dos bancos aumentando em mais de 100 por cento, agora é uma das indústrias em que mais vale a pena investir."

Os índices de inadimplência caíram ligeiramente no CCB, ICBC, BoCom e AgBank, mas subiram no Bank of China (BoC), onde o lucro líquido do terceiro trimestre ficou estável.

(Por Shu Zhang e Engen Tham)