IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Gerdau reativa produção de aços especiais em usina no interior de SP

23/11/2017 17h39

SÃO PAULO (Reuters) - A Gerdau anunciou nesta quinta-feira que vai reativar a partir de março do ano que vem a produção de aços especiais em usina em Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo, diante do forte crescimento na produção de veículos do país.

A aciaria a ser reativada pela Gerdau tem capacidade para 375 mil toneladas de aços especiais por ano e estava paralisada desde julho de 2015, ano em que as vendas de veículos do país caíram quase 23 por cento.

A produção de veículos do Brasil subiu 28,5 por cento de janeiro a outubro deste ano sobre o mesmo período de 2016, para 2,24 milhões de unidades. O movimento foi impulsionado por crescimento de 57 por cento nas exportações de veículos montados, e avanço de 9 por cento nas vendas no mercado interno.

Além da usina em Mogi das Cruzes, a Gerdau possui duas usinas produtoras de aços especiais, em Charqueadas (RS) e Pindamonhangaba (SP). As três fábricas têm capacidade instalada anual de 1,4 milhão de toneladas, "com plenas condições para atender a expansão da demanda da indústria automotiva até 2025", afirmou a Gerdau em comunicado à imprensa.

O anúncio segue-se a planos da rival Usiminas de reativar o alto-forno de usina em Ipatinga (MG) em abril do próximo ano, em meio a sinais de recuperação da economia.

As ações da Gerdau exibiam alta de 1,59 por cento às 17h33, enquanto os papéis da Usiminas mostravam recuo de 0,75 por cento.

Na véspera, o presidente da Usiminas afirmou que a companhia está negociando com as montadoras de veículos aumento de 25 por cento nos preços de aço em contratos válidos para 2018, percentual semelhante ao buscado pela Companhia Siderúrgica Nacional.

(Por Alberto Alerigi Jr.)