Riscos à estabilidade da zona do euro estão contidos, diz BCE
FRANKFURT (Reuters) - Os riscos à estabilidade financeira da zona do euro permanecem contidos, cenário respaldado por uma expansão econômica ampla, mesmo que o bloco continue a enfrentar uma série de vulnerabilidades, afirmou o Banco Central Europeu (BCE) em relatório nesta quarta-feira.
Com 18 trimestres seguidos de crescimento econômico, a zona do euro apresenta seu melhor desempenho em uma década e indicadores antecedentes sugerem que a expansão está finalmente alcançando países periféricos.
"Condições econômicas melhores sustentam a avaliação de que existe uma supervalorização generalizada nos mercados financeiros da zona do euro", disse o BCE. "Entretanto, riscos globais em particular podem provocar correções no mercado de ativos financeiros com repercussões negativas na estabilidade financeira."
Entre as principais vulnerabilidades estão a reprecificação abrupta de prêmios de risco globais, rentabilidade fraca do setor bancário, preocupações renovadas com a dívida pública e riscos de liquidez no setor financeiro não bancário, explicou o BCE no relatório.
"A compressão contínua dos prêmios de risco e sinais de comportamento de assumir risco nos mercados financeiros são fontes de preocupação já que podem semear as sementes para grandes correções de preços de ativos no futuro", completou o BCE.
(Reportagem de Balazs Koranyi)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.