Bolsas

Câmbio

Dólar acompanha exterior e cai abaixo de R$3,20, em dia de feriado nos EUA

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar operava abaixo de 3,20 reais nesta segunda-feira, em sintonia com as perdas da moeda no exterior em dia de expectativa de liquidez enxuta devido ao feriado de Martin Luther King Jr. nos Estados Unidos.

Às 10:19, o dólar recuava 0,28 por cento, a 3,1972 reais na venda, depois de recuar 3,26 por cento no ano até a última sexta-feira. O dólar futuro tinha baixa de 0,31 por cento.

O patamar de 3,20 reais, entretanto, pode ser testado durante a sessão uma vez que tende a atrair a atenção de importadores.

"Ao comprarem a divisa norte-americana (os importadores) podem fazê-la mudar a trajetória e trabalhar descolada do exterior", avaliou o analista de câmbio da Correparti Corretora, Guilherme França Esquelbek.

Na mínima, o dólar chegou a 3,1924 reais, o menor nível intradia desde os 3,19 reais de 23 de outubro do ano passado.

No exterior, o dólar perde força ante uma cesta de moedas, com o euro nas máximas de três anos contra a divisa norte-americana.

O euro tem tido seus ganhos alimentados pelas crescentes expectativas de que o Banco Central Europeu (BCE) vai apertar a política monetária. O dólar tem se enfraquecido conforme os mercados mostram-se cada vez mais confiantes de que os bancos centrais vão reduzir seu estímulo.

O dólar também cedia ante divisas de países emergentes, como os pesos chileno e mexicano, trajetória seguida de perto pelo real brasileiro a despeito do rebaixamento do rating brasileiro pela agência de classificação de risco Standard & Poor's, na semana passada.

O adiamento da votação da reforma da Previdência foi uma das justificativas para a mudança da nota brasileira. O governo, na tentativa de evitar que novas agências sigam o exemplo da S&P, deve intensificar as articulações para aprovar a reforma no mês que vem.

(Por Claudia Violante)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos