IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar tem pequena alta ante o real após recuo na véspera, mas exterior segura correção

18/01/2018 10h13

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar operava com pequena alta ante o real nesta quinta-feira, com leve correção após recuar para próximo de 3,20 reais na véspera, num movimento contido pelas perdas da divisa norte-americana ante moedas de países emergentes no exterior.

Às 10:11, o dólar avançava 0,07 por cento, a 3,2191 reais na venda, depois de fechar a véspera em queda de 0,37 por cento, a 3,2170 reais, acumulando recuo de 2,94 por cento ante o real no ano. O dólar futuro caía 0,20 por cento.

"Essa correção tem tudo para ser tímida, porque os dados da China fortalecem o apetite por risco", disse o operador da corretora H.Commcor Cleber Alessie Machado.

A economia da China cresceu 6,8 por cento no quarto trimestre sobre o ano anterior, acima da expectativa de 6,7 por cento. Em 2017, o crescimento foi de 6,9 por cento sobre 2016, a primeira aceleração anual da economia desde 2010.

Esses números fortes da China ajudavam na valorização das moedas de países emergentes e ligados às commodities, e assim o dólar cedia ante o peso chileno e o rand sul-africano. Contra uma cesta de moedas ele operava praticamente estável.

Como pano de fundo, o mercado monitorava o noticiário em torno da reforma da Previdência, além do desfecho do julgamento em segunda instância do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana.

"Acho que enquanto ele ainda não estiver fora do jogo eleitoral é mais difícil para os investidores comprarem mais Brasil", avaliou Machado, acrescentando que as incertezas decorrentes desse processo podem levar o dólar a oscilar novamente até os 3,30 reais.

O julgamento de Lula está marcado para o dia 24 de janeiro, enquanto a votação em primeiro turno da reforma a Previdência está prevista para 19 de fevereiro.