IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Privatização da Eletrobras é "desafio enorme", diz Meirelles

Marcela Ayres

23/01/2018 12h40

BRASÍLIA (Reuters) - A privatização da Eletrobras vai ser um desafio enorme, afirmou nesta terça-feira o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, apontando para o esforço que terá de ser feito pelo governo junto ao Congresso Nacional para aprovar a investida.

"Temos desafio enorme agora que é privatização da Eletrobras, já está sendo questionada no Congresso. Vai ser um desafio muito grande", disse ele a jornalistas após participar de evento em Davos, na Suíça.

O processo tem sido marcado por incertezas. Apesar de o governo ter enviado recentemente ao Congresso Nacional projeto de lei sobre a privatização da elétrica, ainda vigora decisão judicial que suspendeu a venda. O governo perdeu na semana passada a primeira tentativa de derrubar a liminar dada pela Justiça Federal em Pernambuco.

Meirelles afirmou que já há parlamentares colocando em dúvida a aprovação do projeto, mas apontou que o governo irá vencer a "batalha".

"Eu acho que vai ser aprovado, mas é uma luta grande", disse. Na avaliação do ministro, a venda da elétrica pode ser "tão ou mais importante que privatização da telefonia na década de 90".

Privatização da Petrobras

Meirelles também foi questionado sobre eventual privatização da Petrobras e disse que, apesar de ser favorável "por princípio", achava que este não era o momento adequado para se tratar desse assunto.

"A Petrobras é ícone da sociedade brasileira desde os anos 50", afirmou ele. "Por princípio, sou a favor da privatização (da Petrobras).... Evidentemente que tudo isso tem que ser feito paulatinamente", acrescentou.

Dicas para economizar energia

UOL Notícias