Bolsas

Câmbio

Expectativa de inflação nos EUA cai, mostra pesquisa do Fed de NY

NOVA YORK (Reuters) - As expectativas de inflação nos Estados Unidos diminuíram o mês passado, reduzindo a alta prevista para o final do ano, de acordo com pesquisa do Federal Reserve de Nova York publicada nesta segunda-feira.

A pesquisa com expectativas dos consumidores, que o Fed considera entre outros dados na medida em que continua a aumentar gradualmente as taxas de juros, mostrou que a mediana das expectativas de inflação de um ano à frente caíram para 2,71 por cento em janeiro, sobre 2,82% no mês anterior.

A leitura de três anos foi de 2,79 por cento em janeiro, abaixo de 2,89 por cento, declínio conduzido por entrevistados de baixa renda. Em dezembro, ambas as leituras de preços haviam saltado para seus níveis mais altos em meses.

Dados oficiais mostraram forte aumento no crescimento salarial dos EUA em janeiro e levaram, na semana passada, as maiores perdas nos mercados de ações em dois anos. Os investidores disseram que a queda deveu-se às preocupações de que a recuperação da inflação nos EUA forçaria o Fed, banco central do país, a aumentar as taxas mais rapidamente do que o esperado.

O Fed aumentou as taxas três vezes no ano passado, mesmo quando a inflação mergulhou. Com sinais de que os preços podem virar, o Fed deverá elevar novamente em março.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos