IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Um dos índices mais usados na Bolsa de NY é manipulado, dizem advogados

13/02/2018 15h35

NOVA YORK/BANGALORE (Reuters) - O indicador de volatilidade futura dos mercados acionários mais acompanhado em Wall Street está sendo manipulado, provocando prejuízos de bilhões de dólares por ano a investidores, afirmou um escritório de advocacia que representa um "denunciante anônimo" em carta enviada a autoridades financeiras dos Estados Unidos.

A carta, enviada à Securities and Exchange Commission (SEC) e à Commodity Futures Trading Commission (CFTC), foi fornecida por um escritório de advocacia de Washington que representa um denunciante que alega ter mantido papéis importantes em firmas de investimento.

Leia também:

As alegações na carta tratam sobre como corretoras se aproveitaram da forma como o índice de volatilidade da Cboe é calculado para manipular seu comportamento. Produtos financeiros que acompanham o VIX estão no centro da atual correção dos mercados acionários que fez os índices de referência de ações dos EUA acumularem baixa de 10% desde janeiro.

"A falha permite às corretoras com algoritmos avançados a fazerem o VIX subir ou descer...sem necessidade de qualquer negociação ou utilização de qualquer capital", disse Jason Zuckerman, do escritório Zuckerman Law, na carta.

A Cboe Global Markets, responsável pelo VIX, refutou as acusações.

"Esta carta está repleta de afirmações imprecisas, concepções equivocadas e erros factuais, incluindo uma interpretação fundamentalmente errada da relação entre o VIX, futuros do VIX e produtos de negociação relacionada, entre outras coisas", disse uma porta-voz da Cboe, em comunicado.

A carta de Zuckerman afirma que as corretoras têm manipulado o VIX em proveito próprio ao enviarem cotações de opções do S&P 500, sem qualquer negócio correspondente.

Mas William Speth, vice-presidente de pesquisa da Cboe, afirmou que "há salvaguardas estruturais incluídas no processo de cálculo do VIX que impedem o tipo de manipulação alegado na carta".

Ele acrescentou que "nosso grupo de regulação verifica ativamente eventual manipulação do VIX".

A SEC não comentou o assunto e representantes da CFTC não puderam ser contatados de imediato.

(Por Saqib Iqbal Ahmed e Rama Venkat Raman)