PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

Crescimento econômico do Reino Unido no 4º tri é revisado para baixo, a 0,4%

22/02/2018 07h18

LONDRES (Reuters) - A economia britânica cresceu mais lentamente do que estimado inicialmente durante o quarto trimestre, mostraram dados oficiais nesta quinta-feira, levantando dúvidas sobre a força econômica no momento em que o banco central se prepara para elevar os juros.

Muitas famílias no Reino Unido estão sentindo o golpe de uma forte alta na inflação após votarem em 2016 pela saída da União Europeia.

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,4 por cento entre outubro e dezembro, informou a Agência Nacional de Estatísticas, abaixo da expectativa de economistas e da estimativa preliminar de 0,5 por cento.

Na comparação anual, o crescimento revisado para baixo de 1,4 por cento foi o mais fraco em mais de cinco anos.

"Uma série de revisões muito pequenas nos setores de mineração, energia, geração e serviços foi suficiente para ter uma leve revisão para baixo do crescimento trimestral geral", disse o estatístico da agência Darren Morgan.

A economia britânica cresceu 1,7 por cento em 2017 como um todo, 0,1 ponto abaixo da estimativa preliminar e o ritmo mais fraco desde 2012.

Os dados mostraram que os gastos do consumidor cresceram a uma taxa anual de 1,4 por cento no quarto trimestre de 2017, contra 1,3 por cento no terceiro trimestre.

O investimento empresarial ficou estável no trimestre e cresceu 2,1 por cento no ano. As exportações subtraíram 0,5 por cento do crescimento no quarto trimestre.

O Banco da Inglaterra afirmou neste mês esperar que a economia cresça 1,8 por cento este ano, contra estimativa anterior de 1,6 por cento, devido principalmente à força da economia global.

(Reportagem de David Milliken e William Schomberg)