UE adverte que poderá retaliar caso EUA imponham tarifas sobre aço e alumínio
CINGAPURA (Reuters) - A chefe de comércio da União Europeia advertiu na sexta-feira (2) sobre possível retaliação se o plano do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas sobre as importações de aço e alumínio se aplicar à Europa.
Trump disse na quinta-feira que tarifas de importação de 25% sobre o aço e de 10% sobre alumínio serão formalmente anunciadas na próxima semana, embora os funcionários da Casa Branca mais tarde afirmassem que alguns detalhes ainda precisam ser solucionados.
- Trump afirma que 'guerras comerciais são boas e fáceis de ganhar'
- Trump põe em risco mais de R$ 8 bi em exportações brasileiras
- Milionários são os mais beneficiados pelo corte de impostos nos EUA
Falando em Cingapura, a comissária de Comércio da UE, Cecilia Malmstrom, ressaltou que qualquer ação que atinja a Europa seria "profundamente injusta".
"Estamos discutindo diferentes medidas. Tudo, desde levar o caso à OMC (Organização Mundial do Comércio), sozinho ou com parceiros também afetados, e também medidas de proteção e possível retaliação", disse Malmstrom.
"Essas são coisas que estamos discutindo internamente na Comissão (UE) e nos nossos Estados-membros. Mas, obviamente, nada será anunciado até que possamos conhecer a extensão das medidas."
Mais cedo nesta sexta-feira, o ministro do Comércio da Austrália disse que as tarifas planejadas podem levar à retaliação por parte de outras economias e à perda de empregos, enquanto a China previu prejuízos para o comércio caso outros países sigam o exemplo dos EUA.
Temores de uma guerra comercial atingiram os mercados da Ásia, principalmente o preço das ações de siderúrgicas e de fornecedores para o mercado norte-americano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.