ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Ações da Dropbox disparam quase 50% em maior estreia do setor de tecnologia desde Snap

23/03/2018 13h09

(Reuters) - As ações da empresa de armazenamento de dados Dropbox disparavam quase 50% nesta sexta-feira (23), na estreia dos papéis no mercado e marcando a maior oferta pública inicial de ações de uma empresa norte-americana de tecnologia em mais de um ano.

A ação abriu a US$ 29 na Nasdaq e disparava para quase US$ 31 por volta das 13h (horário de Brasília). Na abertura, a companhia atingiu valor de mercado de US$ 12,67 bilhões, acima da avaliação de US$ 10 bilhões que obteve na mais recente rodada de injeção privada de recursos.

Leia também:

A estreia da Dropbox marca um fim para um longo jejum no mercado norte-americano de IPOs de empresas de tecnologia. A última empresa dos EUA que valia mais de US$ 1 bilhão e que abriu seu capital no mercado foi a produtora do aplicativo Snapchat, Snap, em março do ano passado.

O IPO da Dropbox ocorreu depois que a empresa brasileira de meios eletrônicos de pagamento PagSeguro estreou no final de janeiro na bolsa de Nova York em uma operação que movimentou cerca de US$ 2,7 bilhões.

O início bem-sucedido nos negócios com as ações da Dropbox é mais um indicador positivo para o IPO da empresa de transmissão de música pela Internet Spotify, avaliada no mercado privado em cerca de US$ 19 bilhões e que fez pedido para uma listagem direta de papéis que vão começar a serem negociados na bolsa de Nova York em 3 de abril.

"A Dropbox está indo para o mercado no momento certo. A empresa tem uma história atraente para justificar sua necessidade por financiamento e a dinâmica do mercado está positiva", disse Josh Lerner, professor de banco de investimento na Harvard Business School. "Mas, ao mesmo tempo, o ambiente é muito competitivo."

A companhia de São Francisco, que começou como um serviço gratuito de armazenagem e compartilhamento de fotos, música e grandes arquivos, compete com companhias muito maiores como Google, Microsoft e Amazon.com. A rival principal é a Box.

A Dropbox ainda não apresentou lucro, mas isso é comum no caso de empresas de tecnologia iniciantes que investem pesado em crescimento. A empresa teve receita de US$ 1,11 bilhão em 2017, ante US$ 844,8 milhões um ano antes. O prejuízo líquido caiu quase que pela metade ante US$ 210,2 milhões negativos em 2016.

(Por Sweta Singh, em Bangalore, Índia)

Mais Economia