Índices acionários chineses reduzem perdas com notícias de negociações entre China e EUA
XANGAI (Reuters) - Os mercados acionários da China reduziram as perdas nesta segunda-feira após surgirem notícias de que os Estados Unidos e o governo chinês iniciaram negociações para melhorar o acesso dos EUA aos mercados da China, amenizando temores de uma guerra comercial entre os dois gigantes econômicos que abalaram os mercados globais.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,63 por cento, enquanto o índice de Xangai teve queda de 0,60 por cento.
O Wall Street Journal informou que o secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, e o representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer, listaram as medidas que Washington quer que a China implemente em uma carta entregue ao vice-primeiro ministro chinês, Liu He.
O Ministério das Relações Exteriores da China disse nesta segunda-feira que Pequim está disposta a manter conversações com os EUA para resolver suas diferenças, em um sinal esperançoso de que uma guerra comercial potencialmente prejudicial poderia ser evitada.
O índice de start-ups ChiNext saltou 3,2 por cento, liderado por empresas de semicondutores e fabricantes de produtos biológicos
"A discussão entre a China e os EUA pode levar Pequim a avançar com uma estratégia de inovação conforme foca mais na qualidade de sua economia", disse Chen Xiaopeng, analista da Sealand Securities.
O alivio das preocupações sobre uma guerra comercial também se refletia no restante da região, e o índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, tinha alta de 0,52 por cento às 7:39 (horário de Brasília).
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,72 por cento, a 20.766 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,79 por cento, a 30.548 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,60 por cento, a 3.133 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,63 por cento, a 3.880 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,84 por cento, a 2.437 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,15 por cento, a 10.840 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,26 por cento, a 3.412 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,52 por cento, a 5.790 pontos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.