IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Guardia nas negociações melhora ambiente para privatização da Eletrobras, diz relator

Maria Carolina Marcello e Leonardo Goy

13/04/2018 17h15

BRASÍLIA (Reuters) - O relator do projeto lei da privatização da Eletrobras, José Carlos Aleluia (DEM-BA), avaliou nesta sexta-feira (13) que a entrada do novo ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, nas conversas melhorou o ambiente de negociação.

Nesta semana, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), havia afirmado que a nomeação de Moreira Franco para o Ministério de Minas e Energia torna a articulação sobre a proposta "mais difícil".

"O movimento é favorável, a entrada do Guardia (na negociação) é muito boa", disse o relator à Reuters por telefone.

Leia também:

O projeto de privatização da Eletrobras é uma das principais pautas do governo do presidente Michel Temer na Câmara dos Deputados. O Executivo esperar arrecadar R$ 12,2 bilhões com a venda de ações da empresa. Pelo modelo proposto, parte do capital da estatal será vendido.

Apesar das resistências enfrentadas na Câmara, o que atrasou a tramitação do projeto em uma comissão especial da Casa, Aleluia disse trabalhar com o horizonte de ter a medida aprovada ainda em abril, ou na primeira semana de maio.

"Continuamos perseguindo aprovar na Câmara este mês. Pode deslizar uma semana, no máximo, mas esse é o alvo", afirmou.

O deputado acrescentou ainda que deve conversar com Maia, que avalia a possibilidade de colocar em votação um requerimento de urgência para que o projeto possa ser votado diretamente em plenário, sem necessidade de deliberação na comissão.

Pouco antes da reforma ministerial que levou Moreira à pasta de Minas e Energia e Guardia à Fazenda, Aleluia cobrou a base do governo que aumentasse os esforços para o andamento do projeto, em meio a manobras da oposição para reduzir o ritmo dos trabalhos na comissão especial criada para analisar o PL.

Dicas para economizar energia

UOL Notícias