IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Crescimento da energia solar na China deve desacelerar neste ano, diz associação

27/04/2018 12h32

XANGAI (Reuters) - O crescimento em capacidade de geração de energia solar na China deverá desacelerar neste ano, após uma expansão recorde em 2017, colocando fabricantes de equipamentos sob pressão em um momento em que subsídios governamentais ao setor estão em queda, disse um executivo da indústria nesta sexta-feira.

Segundo o vice-presidente do Conselho da Associação Fotovoltaica da China, Wang Bohua, a capacidade instalada em geração solar no país deve crescer cerca de 40 gigawatts em 2018, contra 53 gigawatts no ano anterior.

A capacidade total da China em energia solar atingiu 130 gigawatts em 2017, o que representa 32,4 por cento do total global da fonte.

Fabricantes de equipamentos do setor elevaram a produção ao longo dos últimos dois anos conforme governos apoiaram centenas de novos projetos para atingir metas de energia limpa, mas a indústria agora pode estar sofrendo com um excesso de capacidade.

"Pequenas e médias empresas estão definitivamente sob pressão", disse Wang, destacando que algumas já estão com taxas de utilização da capacidade instalada de cerca de 65 por cento e podem fechar neste ano.

O rápido crescimento do setor solar na China foi impulsionado por generosos subsídios estatais, incluindo o pagamento de altas tarifas aos geradores.

Mas o país tem buscado mudar as formas de apoio após os custos da energia solar terem caído 90 por cento entre 2007 e 2017.

A China agora está considerando um sistema de cotas que obrigaria as empresas de distribuição a obter um determinado percentual de sua energia junto a geradores renováveis locais.

(Por David Stanway and David Lin)