IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump sanciona lei que alivia regras sobre bancos

24/05/2018 14h43

Por Pete Schroeder

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sancionou nesta quinta-feira um projeto de lei que alivia as regras sobre a maioria dos bancos pela primeira vez desde a crise financeira de 2007-2009.

A legislação flexibiliza regras para todos os bancos, com exceção de alguns dos maiores credores do país, e marca uma vitória significativa nos esforços de Trump para reduzir a regulamentação em uma tentativa de estimular o crescimento econômico.

A legislação abranda a supervisão de todos os bancos com menos de 250 bilhões de dólares em ativos, e isenta os pequenos bancos comunitários de uma série de regras e da supervisão mais rigorosa estabelecidas pela lei de reforma financeira Dodd-Frank de 2010.

"A legislação que estou assinando hoje reverte os regulamentos da Dodd-Frank que estão esmagando pequenos bancos", disse Trump na assinatura da lei.

Embora a nova lei diminua as regras de um grande número de bancos dos EUA, não chega a eliminar grande parte da lei Dodd-Frank.

A maioria das principais disposições da lei permanece intacta, e a nova linguagem da legislação visa principalmente ajudar bancos comunitários menores, preservando regras mais rígidas para os maiores bancos de Wall Street.

Depois de aprovar a legislação relaxando as regras dos bancos, o Congresso pode considerar um pacote adicional de leis com o objetivo de flexibilizar as regras de valores mobiliários, a fim de facilitar o levantamento de capital pelas empresas.

No entanto, não está claro se há apetite suficiente entre democratas moderados do Senado para promover tal legislação, depois da disputa dura para aprovar a lei dos bancos.

(Por Pete Schroeder)