ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Exportação de soja pelo Brasil soma 5,66 mi t em 11 dias de junho, diz Secex

18/06/2018 19h22

SÃO PAULO (Reuters) - A exportação de soja do Brasil em 11 dias úteis de junho somou 5,66 milhões de toneladas, ou uma média de 514,6 mil toneladas por dia, informou nesta segunda-feira a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

O dado aponta um recuo na comparação com a média diária fechada de maio, de 588,3 mil toneladas, quando o Brasil exportou um recorde mensal absoluto de 12,35 milhões de toneladas, segundo dados da Secex.

Mas os embarques no acumulado de junho se mostram superiores ao total do mesmo mês do ano passado, quando a média diária somou 438 mil toneladas.

O Brasil, líder global no mercado da oleaginosa, está exportando uma safra recorde de soja em 2018, mas agentes do mercado têm comentado que incertezas relacionadas ao tabelamento do frete, após a greve dos caminhoneiros, estão reduzindo o movimento de transporte e os negócios.

"Para os próximos meses, é normal que as exportações comecem a apresentar recuo. No entanto, o impacto pode ser maior devido à resolução que determina a tabela de preços mínimos para o frete rodoviário estar limitando as negociações e o escoamento de grãos nesta primeira quinzena de junho", afirmou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), nesta segunda--feira.

Veja detalhes sobre as exportações de commodities do Brasil em junho no link:

http://www.mdic.gov.br/images/balanca-semanal/3%C2%AA_Semana_06_M%C3%AAs_Commodities.ods

(Por Roberto Samora)

Mais Economia