IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Colheita de café avança no Brasil com melhora climática, diz Cepea

19/06/2018 18h05

SÃO PAULO (Reuters) - A colheita de café arábica e robusta da temporada 2018/19 no Brasil acelerou nos últimos dias com o tempo mais firme, após uma lentidão inicial causada pelo clima desfavorável e pelos protestos dos caminhoneiros, que levaram ao desabastecimento de combustível no país, informou Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, nesta terça-feira.

"Para o arábica, o Noroeste do Paraná e Garça (SP) são as regiões em que a colheita está mais avançada. Até a semana passada, entre 25 e 30 por cento do total esperado em ambas as regiões havia sido colhido", disse o Cepea em nota.

Na Zona da Mata Mineira, cerca de 20 por cento da safra já foi colhida, enquanto em Mogiana, no Estado de São Paulo, e Sul e Cerrado de Minas os trabalhos atingiram entre 10 e 15 por cento, acrescentou o centro.

A colheita de café robusta está entre 30 e 40 por cento no Espírito Santo e atinge 90 por cento da área total em Rondônia, disse o Cepea.

Segundo a análise do centro, citando o Climatempo, o tempo deve permanecer favorável para colheita nos próximos dias em quase todas as regiões produtoras.

(Por Isabel Marchenta)