IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Japão mantém avaliação de que a economia está se "recuperando gradualmente"

19/06/2018 11h58

Por Stanley White

TÓQUIO (Reuters) - O Japão deixou inalterada sua avaliação de que a economia está se recuperando gradualmente, mostrando que as autoridades continuam confiantes em uma recuperação moderada após contração no primeiro trimestre.

"A economia do Japão está se recuperando gradualmente", disse o Escritório do Gabinete no relatório econômico mensal de junho nesta terça-feira. Isso foi inalterado em relação ao mês anterior.

Também não houve mudança em sua avaliação de que os gastos do consumidor estão "se recuperando" e sua visão de que os gastos de capital estão se expandindo gradualmente.

Nos últimos meses, os consumidores começaram a gastar com eletrodomésticos e restaurantes, enquanto os dados mostraram que os principais indicadores de investimento empresarial estão subindo.

A terceira maior economia do mundo encolheu 0,6 por cento no primeiro trimestre em dado anualizado, em parte devido ao fraco consumo privado e encerrando a melhor fase de crescimento desde a bolha econômica dos anos 1980.

Muitos economistas dizem que a contração será temporária, mas há dúvidas sobre a força com que a economia irá se recuperar devido à crescente ameaça de protecionismo comercial.

O presidente dos EUA, Donald Trump, está avançando com imposição de taxas sobre 50 bilhões de dólares em importações chinesas, e o Ministério do Comércio da China disse que responderá com tarifas "da mesma escala e força", provocando temores de uma guerra comercial plena.

Trump impôs tarifas sobre as importações de aço e alumínio, que afetam as empresas japonesas, e também criticou o Japão por seu baixo nível de importações de veículos norte-americanos.

(Por Stanley White)