Duratex forma parceria com austríaca Lenzing para fábrica de celulose solúvel
SÃO PAULO (Reuters) - A Duratex anunciou nesta quinta-feira acordo para a formar uma joint-venture com o grupo austríaco Lenzing num projeto de construção de uma fábrica de celulose solúvel que exigirá investimento de cerca de 1 bilhão de dólares.
Segundo a Duratex, a decisão faz parte de estratégia da companhia, maior produtora de painéis de madeira para construção civil do país, de reduzir sua dependência do setor, que atravessa fraco crescimento.
A decisão final de construção da fábrica, porém, só ocorrerá no segundo semestre do próximo ano, após estudos de engenharia e viabilidade e aprovações de autoridades regulatórias. O início de produção está previsto para 2022.
O negócio marca a entrada da Duratex no mercado de matéria-prima para a indústria têxtil, em meio a uma tendência global de substituição do algodão, afirmou a companhia em apresentação.
A unidade vai usar madeira de 43 mil hectares de florestas plantadas pela Duratex na região do Triângulo Mineiro e que serão o principal investimento da empresa brasileira na formação da nova companhia.
A Duratex pretendia usar essa matéria-prima em um projeto de expansão de sua capacidade de produção de painéis de madeira que acabou não vingando diante da fraqueza do mercado imobiliário do país.
A capacidade produtiva da fábrica será de 450 mil toneladas por ano e toda a produção será vendida para a Lenzing, que detém a marca de produtos têxteis Tencel. A companhia austríaca tem operações em 11 países e a parceria com a Duratex marca a entrada da empresa no Brasil.
Segundo a Lenzing, a fábrica terá a maior linha de produção de celulose solúvel do mundo.
(Por Alberto Alerigi Jr.)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.