Bolsas

Câmbio

Índices acionários chineses fecham em queda em meio a temores sobre guerra comercial

XANGAI (Reuters) - Os mercados de ações da China recuaram nesta segunda-feira uma vez que o esperado corte da taxa de compulsório foi compensado pelos persistentes temores com uma guerra comercial, e com o enfraquecimento do yuan pressionando as ações dos setores aéreo e do mercado imobiliário.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, teve queda de 1,33%, enquanto o índice de Xangai recuou 1,04%.

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos está esboçando restrições que impedirão empresas com ao menos 25% de propriedade chinesa de comprarem companhias norte-americanas com "tecnologia industrial significativa", afirmou no domingo uma autoridade dos EUA com conhecimento do assunto.

As autoridades chinesas agiram rapidamente para amenizar qualquer possível impacto econômico da disputa comercial com os Estados Unidos, com o banco central dizendo no domingo que reduzirá a quantia de dinheiro que alguns bancos devem manter como reservas em 50 pontos básicos.

A redução do compulsório, a terceira pelo banco central este ano, era amplamente esperada pelos investidores e visa acelerar o ritmo de troca de dívida por ação e estimular os empréstimos para empresas menores.

Durante o pregão, as ações imobiliárias e aéreas lideraram as perdas em meio a um yuan em queda. As empresas imobiliárias caíram 4,9% uma vez que a moeda chinesa mais fraca levanta temores de saída de capital que pode pesar sobre os preços de ativos.

No restante da região, os mercados também sentiram os impactos dos temores comerciais e o índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, tinha queda de 1,06% às 7h31 (horário de Brasília).

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,79%, a 22.338 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 1,29%, a 28.961 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 1,04%, a 2.859 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 1,33%, a 3.560 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,03%, a 2.357 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 1,04%, a 10.786 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,81%, a 3.260 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,24%, a 6.210 pontos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos