IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Relator quer votar MP do preço mínimo do frete na próxima terça

26/06/2018 13h44

BRASÍLIA (Reuters) - O relator da Medida Provisória 832, que trata do preço mínimo do frete rodoviário, deputado Osmar Terra (MDB-RS), quer votar na próxima terça-feira seu parecer na comissão mista que trata do assunto.

"A gente quer aprovar antes do recesso parlamentar, na Câmara e no Senado", disse o deputado à Reuters, após participar de audiência pública com representantes dos caminhoneiros para tratar da tabela do frete.

O cenário ideal segundo ele, seria aprovar o texto na comissão na terça-feira da próxima semana e, na quarta-feira, no plenário da Câmara, para que na semana seguinte a MP passasse pelo plenário do Senado.

O tabelamento mínimo do frete foi uma das ações do governo para encerrar a paralisação nacional dos caminhoneiros em maio, que chegou a causar desabastecimento de combustível e de outros produtos em diversas regiões do país.

A tabela enfrenta fortes resistências do agronegócio e da indústria, cujas cargas são transportadas pelos caminhões. O Supremo Tribunal Federal (STF) vem tentando mediar um acordo para chegar a valores consensuais entre as partes.

O presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), José da Fonseca Lopes, que participou da audiência no Congresso Nacional, disse que os caminhoneiros precisam de um "piso mínimo para sobrevivência".

Questionado se os caminhoneiros poderiam fazer uma nova paralisação, tendo em vista as dificuldades nas negociações, Lopes disse não acreditar em uma mobilização neste momento.

"Não tem condições para isso e nós não vamos concordar com qualquer coisa dessa natureza. Não é o momento para essas coisas."

(Por Leonardo Goy)