Bolsas

Câmbio

Queda de ações chinesas pressiona mercado asiático

Wayne Cole

SYDNEY (Reuters) - Os mercados acionários asiáticos ficaram sob pressão nesta quarta-feira diante de novas quedas nas ações chinesas, uma vez que permanece distante a perspectiva de uma resolução das tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 2,05 por cento, pouco acima das mínimas de 13 meses, enquanto o índice de Xangai teve queda de 1,11 por cento.

O índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, tinha queda de 1 por cento às 7h22 (horário de Brasília), depois de atingir a mínima de dois anos na terça-feira.

A Câmara dos Deputados dos EUA aprovou na terça-feira um projeto para restringir as regras de investimento estrangeiro, estimulado por preocupações bipartidárias sobre as ofertas chinesas para adquirir tecnologias norte-americanas sofisticadas.

No entanto, o presidente Donald Trump também aprovou a abordagem para restringir os investimentos chineses em empresas de tecnologia dos EUA, afirmando que um comitê reforçado para revisão de segurança de fusões poderia proteger tecnologias sensíveis.

"Continuamos tendo a opinião que uma 'guerra comercial' em larga escala continua sendo de baixa probabilidade, embora as chances de isso acontecer pareçam ter aumentado", disse o economista do JPMorgan David Hensley.

  • Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,31 por cento, a 22.271 pontos.
  • Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 1,82 por cento, a 28.356 pontos.
  • Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 1,11 por cento, a 2.812 pontos.
  • O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 2,05 por cento, a 3.458 pontos.
  • Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,38 por cento, a 2.342 pontos.
  • Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,38 por cento, a 10.701 pontos.
  • Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,80 por cento, a 3.254 pontos.
  • Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,03 por cento, a 6.195 pontos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos