IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dados mais fortes do PIB no 1º tri e de serviços em abril aumentam apostas de alta dos juros no Reino Unido

29/06/2018 07h07

Por David Milliken e William James

LONDRES (Reuters) - O setor de serviços do Reino Unido ganhou força em abril e o crescimento da economia no primeiro trimestre foi revisado para cima, de acordo com dados oficiais divulgados nesta sexta-feira, aumentando as expectativas de aceleração após início fraco de 2018 que fez o banco central britânico manter os juros.

A produção de serviços, que responde por quarto quintos da economia britânica, avançou 0,3 por cento em abril na comparação mensal, taxa mais rápida desde novembro de 2017.

Na comparação com abril de 2017, a produção de serviços aumentou 1,6 por cento, acelerando ante o primeiro trimestre, quando expandiu a uma taxa anual de 1,2 por cento, informou a Agência Nacional de Estatísticas.

A libra avançou contra o dólar e o euro após os dados, e os juros futuros ampliaram a probabilidade implícita de aumento dos juros em agosto para 60 por cento, de 50 por cento.

E economia britânica como um todo cresceu 0,2 por cento no primeiro trimestre de 2018 sobre os três meses anteriores, uma revisão para cima inesperada sobre a estimativa inicial de 0,1 por cento.

A agência de estatísticas explicou que o setor de construção encolheu menos do que o calculado anteriormente.

"As barreiras para um aumento dos juros em agosto diminuíram como resultado dessa divulgação", disse o economista da Investec Philip Shaw. "Em termos da dinâmica de como o crescimento do segundo trimestre está desempenhando, parece melhor do que antes."

Na base anual, o crescimento do PIB no primeiro trimestre permaneceu em 1,2 por cento, taxa mais fraca desde o segundo trimestre de 2012 e em linha com estimativas anteriores da agência e com pesquisa da Reuters.