IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BMW diz que está avançando parceria com chinesa Brilliance

12/07/2018 12h58

FRANKFURT (Reuters) - A montadora alemã BMW disse que estava avançando sua joint venture com a chinesa Brilliance, mas não confirmou reportagens de que aumentaria sua fatia na BMW Brilliance Automotive (BBA).

"Nós não podemos comentar em detalhe sobre o estado de nossa discussão em andamento com nossa sócia Brilliance neste momento", disse a BMW em um comunicado enviado por email nesta quinta-feira.

A revista alemã de negócios Manager Magazin disse que a BMW elevaria sua fatia na BBA para pelo menos 75 por cento, de 50 por cento anteriormente. A Bloomberg News reportou que uma nova estrutura societária seria divulgada em breve, citando uma fonte familiarizada com o plano.

A notícia surge duas semanas após a China divulgar um amplamente aguardado afrouxamento nos limites a investimento estrangeiro na indústria automotiva e outros setores, conforme Pequim avança para cumprir sua promessa de abrir mais seus mercados.

Os limites para participação estrangeira na indústria de carros de passeio serão removidos até 2022.

A Manager Magazin disse que o presidente-executivo da BMW, Harald Krueger, e o presidente do conselho da Brilliance, Chairman Yumin Qi, haviam concordado com o aumento na participação pela BMW durante uma visita do premiê Li Keqiang à Alemanha esta semana.

A BMW anunciou segunda e terça-feira uma série de acordos com sócios chineses, incluindo um aumento na capacidade de produção da BBA, mas não mencionou qualquer plano para elevar sua fatia na empresa.

(Por Ilona Wissenbach e Maria Sheahan)