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Crescimento do varejo desacelera em junho para 2,2%, mostra índice Cielo

17/07/2018 11h44

SÃO PAULO (Reuters) - O varejo brasileiro teve alta de 2,2 por cento no faturamento deflacionado em junho na comparação anual, ante avanço de 3 por cento em maio, em um desempenho prejudicado pela queda nas vendas nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo, mostrou o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) divulgado na terça-feira.

O resultado do mês só não foi pior devido ao efeito calendário -- um sábado a mais que em junho do ano passado e ausência do feriado de Corpus Christi, de acordo com a Cielo.

Desconsiderando o efeito calendário, o índice deflacionado aponta forte desaceleração, passando de crescimento de 3,1 por cento em maio para 1,1 por cento em junho.

“O mês ainda teve um Dia dos Namorados particularmente forte, o que contribuiu positivamente para o resultado. Entretanto, não foi suficiente para compensar o efeito dos jogos do Brasil na Copa do Mundo, que impactaram negativamente o mês em cerca de 2 pontos percentuais no ICVA nominal”, disse Gabriel Mariotto, diretor de Inteligência da Cielo, em comunicado.

Nos três dias de jogos da Copa do Mundo no Brasil, as vendas no varejo brasileiro recuaram, em média, 25 por cento, com quedas superiores a 40 por cento em lojas de vestuário, móveis, eletrodomésticos e departamento, apurou a Cielo.

Mariotto acrescentou que houve "expressiva alta de preços" em junho, que fez com que as receitas nominais no mês não fossem tão prejudicadas". O ICVA nominal registrou alta de 5,5 por cento em relação a junho do ano passado.

O varejo brasileiro fechou o segundo trimestre com expansão de 2,4 por cento sobre o mesmo período de 2017, o que representa uma aceleração frente ao avanço de 1,7 por cento no primeiro trimestre.

No semestre, o ICVA subiu 2,1 por cento ante igual intervalo de 2017, ante crescimento de 1,2 por cento no segundo semestre do ano passado.

(Por Raquel Stenzel)