IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa devolve perdas e sobe de olho em exterior e à espera de balanços do 2º tri

17/07/2018 11h20

Paula Arend Laier Gabriela Mello

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice acionário da bolsa paulista operava em alta nesta terça-feira, devolvendo as perdas observadas logo após a abertura, em dia sem tendência muito definida no mercado financeiro internacional, enquanto o noticiário político-eleitoral doméstico não trazia novidades relevantes sobre a corrida presidencial.

Às 11:09, o Ibovespa subia 0,65 por cento, a 77.152,97 pontos. O volume financeiro somava 1,57 bilhão de reais.

Na véspera, o indicador fechou praticamente estável, em linha com o movimento observado nas bolsas externas. Em julho, contudo, acumula alta de mais de 5 por cento.

No exterior, o foco está voltado para o depoimento do chairman do Federal Reserve, Jerome Powell, em comitê do Senado norte-americano, quando ele também deve apresentar relatório semestral de política monetária do Fed.

Em Wall Street, os principais índices recuavam, com o S&P 500 em baixa de 0,13 por cento e o Dow Jones em recuo de 0,15 por cento.

No front doméstico, a agenda estava mais esvaziada, com os investidores aguardando os resultados das empresas de capital aberto do segundo trimestre, um dia antes da WEG dar a largada na temporada de balanços na quarta-feira.

O sócio e economista-chefe da Modalmais, Alvaro Bandeira, vê chance da bolsa paulista seguir em alta, embora a tendência mais fraca dos mercados no exterior deva inibir reações.

"Na Bovespa, boas chances de seguir em alta, mas vai depender do fluxo de recursos carreados, principalmente de investidores estrangeiros, que foi forte nas três últimas sessões", escreveu Bandeira em comentário a clientes.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN mostrava estabilidade e PETROBRAS ON subia 0,4 por cento, tendo de pano de fundo o desempenho dos preços do petróleo no exterior e dados que mostraram nova queda de produção da companhia em junho.

- VALE ganhava 1,1 por cento, em sessão de queda do preço do minério de ferro à vista na China.

- CYRELA caia 0,34 por cento, conforme analistas avaliavam prévia operacional da construtora e incorporadora do segundo trimestre, com salto de 53,2 por cento nos lançamentos e 40,3 por cento nas vendas contratadas. Analistas do mercado consideraram os números acima do esperando, apontando a empresa como favorita entre as que atuam no segmento de médio e alto padrão.

- ITAÚ UNIBANCO PN tinha acréscimo de 0,7 por cento, em sessão de alta generalizada no setor bancário listado no Ibovespa. O maior banco privado do país anunciou nesta terça-feira o lançamento da adquirente de meios de pagamento Credicard Pop, que será focada em micronegócios e será isenta de mensalidade, com planos de atingir base de 100 mil a 150 mil clientes nos próximos meses. CIELO ON cedia 1,24 por cento após o anúncio e a PagSeguro tinha baixa de 0,96 por cento.