IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Demanda por voos domésticos no Brasil cresce 5,19% em junho, diz Abear

26/07/2018 11h57

SÃO PAULO (Reuters) - A demanda por viagens aéreas domésticas no Brasil cresceu 5,19 por cento em junho na comparação com o mesmo mês de 2017, enquanto a oferta viu ampliação de 8,2 por cento, de acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) divulgados nesta quinta-feira.

Com o crescimento da oferta superior ao da demanda, a taxa de ocupação caiu 2,23 pontos percentuais, a 78,01 por cento.

"Por trás da piora do indicador, que pela segunda vez fica abaixo de 80 por cento em um ano, podem estar ainda reflexos dos momentos finais da greve de caminhoneiros e da pane no sistema de radares do controle de tráfego aéreo de São Paulo", disse a Abear em nota.

No mês passado foram transportados 7,1 milhões de passageiros nos voos domésticos, alta da 3,66 por cento na comparação anual e queda de 2,74 por cento em relação a maio.

No acumulado do ano, a demanda por voos na aviação doméstica cresceu 4,27 por cento ante o primeiro semestre de 2017, enquanto a oferta expandiu 4,31 por cento, resultando em um fator de aproveitamento praticamente estável.

Já a demanda por viagens internacionais das empresas representadas pela Abear -- Gol , Latam, Azul e Avianca -- saltou 16,63 por cento em junho na comparação anual, enquanto a oferta cresceu 23,77 por cento, levando a uma queda de 4,9 pontos percentuais da taxa de ocupação. As estatísticas da Abear abrangem atualmente cerca de 30 por cento das viagens aéreas internacionais envolvendo o Brasil. A parcela restante é detida por empresas de bandeira estrangeira.

A Abear destacou que no período de 12 meses até junho foram transportados 100 milhões de passageiros pagantes em viagens domésticas e internacionais, em voos regulares e não regulares envolvendo o Brasil. Desde o início de 2016 o número de passageiros transportados no país no período de um ano não chegava a esse patamar.

(Por Paula Arend Laier)