IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Klabin tem prejuízo de R$955 mi no 2º tri por câmbio, mas Ebitda sobe quase 50%

30/07/2018 11h11

SÃO PAULO (Reuters) - A Klabin registrou um prejuízo líquido de 955 milhões de reais no segundo trimestre, ante prejuízo de 378 milhões de reais no mesmo período do ano passado, em resultado impactado pela variação cambial sobre a dívida, informou a produtora de papel e celulose nesta segunda-feira.

O resultado operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado, por sua vez, subiu 49 por cento na comparação anual, para 884 milhões de reais, favorecido por preços mais altos e também pelo câmbio. A margem Ebitda avançou 10 pontos percentuais, para 40 por cento na comparação anual.

A empresa destacou que a receita líquida subiu 13 por cento para 2,235 bilhões de reais, apesar da greve dos caminhoneiros no fim de maio e da parada para manutenção da Unidade Puma terem afetado as vendas totais. Para contornar as problemas causados pelo movimento grevista, a empresa disse que focou em mercados menos afetados e de alta rentabilidade.

O volume total de vendas, sem incluir madeira, recuou para 713 mil toneladas, ante 777 mil toneladas no segundo trimestre de 2017.

"A melhora generalizada de preços nos mercados em que a Klabin atua mais do que compensou a perda não recorrente de volume de vendas no trimestre", disse a empresa.

A receita líquida com as vendas de kraftliner subiram 33 por cento no trimestre, enquanto de celulose aumentaram 29 por cento. As receitas de exportação cresceram 25 por cento, respondendo por 43 por cento da receita total.

Apesar dos resultados da empresa terem sido considerados fortes, mas dentro do esperado, por analistas de mercado, as units da companhia operavam em queda de 1,04 por cento às 10h50 na bolsa paulista B3.

Dívida

A desvalorização do real ante o dólar, que impulsionou as exportações e a receita, gerou por outro lado uma perda cambial, sem efeito caixa significativo no curto prazo, de 1,843 bilhão de reais, que refletiu em um aumento da dívida líquida para 12,6 bilhões de reais --alta de 1,5 bilhão de reais.

Com isso, a relação dívida líquida/Ebitda em reais subiu 0,1 ponto percentual para 3,9 por cento no segundo trimestre ante o primeiro, apesar da geração de caixa do período. Em dólares, contudo, a alavancagem caiu para 3,4 vezes ante 3,6 vezes no final do primeiro trimestre.

A Klabin destacou que os preços de papéis para embalagens e celulose globalmente não foram impactados negativamente pelas disputadas comerciais entre as principais economias do mundo, e a expectativa é que a demanda continue aquecida principalmente da China.

(Por Raquel Stenzel)