IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ford vai investir US$740 mi em estação ferroviária de Detroit

14/08/2018 20h21

Por David Shepardson

WASHINGTON (Reuters) - A Ford revelou nesta terça-feira que vai investir 740 milhões de dólares em um projeto de revitalização da Michigan Central Station, histórica estação ferroviária de Detroit, bem como outros locais da região.

A Ford pretende converter o prédio da estação em escritórios para até 5 mil funcionários de tecnologia e engenheiros de software focados em veículos de direção autônoma e tecnologias e serviços relacionados.

A segunda maior montadora de veículos dos Estados Unidos, baseada em Dearborn, Michigan, anunciou o projeto em junho, mas só agora revelou os custos do empreendimento.

A empresa afirmou que está "trabalhando com autoridades federais, estaduais e locais para buscar pelo menos 250 milhões de dólares em incentivos".

A Ford também informou que o investimento total no projeto da estação ferroviária e desenvolvimento de terrenos vagos vai custar aproximadamente 740 milhões de dólares ao longo dos próximos quatro anos.

O número inclui compra de edifícios e terrenos, bem como custos de remodelamento.

A estação de Detroit fechou em 1988 e caiu em decadência, tornando-se um símbolo do declínio da "Cidade do Motor".

Na primeira metade do século 20, Detroit se tornou a quarta maior cidade dos EUA. Mas revoltas na década de 1960 e as crises do petróleo na década de 1970 pesaram sobre o setor industrial da cidade. Em meados de 2017, a população de Detroit encolheu para 673 mil habitantes ante pico de 1,8 milhão em 1950.

(Por David Shepardson)