S&P rebaixa nota de crédito da Turquia para grau ainda mais especulativo
ISTAMBUL (Reuters) - A Standard & Poor's disse nesta sexta-feira (17) que cortou a nota de crédito soberano da Turquia para grau especulativo, citando a extrema volatilidade da lira e prevendo uma recessão no próximo ano, aumentando os problemas do país que lida com uma crise cambial.
A agência de rating reduziu o rating em um nível, para B+ ante BB-, e manteve a perspectiva estável para a Turquia, em uma decisão tomada depois que a lira perdeu 40% de seu valor contra o dólar este ano.
Leia também:
- Turquia enfrenta sua maior crise desde 2001; veja motivos
- A turbulência econômica na Turquia e como ela afeta o mundo
- Turquia anuncia boicote a eletrônicos dos EUA
"O rebaixamento reflete nossa expectativa de que a volatilidade da lira turca e o duro ajuste do balanço de pagamentos previsto vão enfraquecer a economia da Turquia. Prevemos uma recessão no ano que vem", disse a S&P.
A agência também estima que a inflação vai atingir o pico a 22% nos próximos quatro meses e disse que o enfraquecimento da lira estava colocando pressão sobre o endividado setor corporativo. A desvalorização também aumentou consideravelmente o risco de financiamento para os bancos da Turquia.
"Apesar de riscos econômicos mais altos, nós acreditamos que a resposta política das autoridades monetária e fiscal da Turquia tem sido limitada até agora", disse o comunicado.
A crise cambial foi precipitada por desconfianças de investidores sobre a influência do presidente Tayyip Erdogan sobre a política monetária e alimentado pela disputa cada vez maior entre a Turquia e os Estados Unidos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.