IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Rússia acusa Reino Unido de tentar ditar política para UE e EUA

21/08/2018 11h27

MOSCOU (Reuters) - O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, acusou o Reino Unido nesta terça-feira de tentar impor sua política hostil a Rússia, União Europeia e Estados Unidos, segundo uma agência de notícias russa.

Lavrov estava respondendo a uma iniciativa do ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Jeremy Hunt, que deve dizer em uma audiência em Washington que o governo britânico quer que a União Europeia, com a qual está em processo de separação, imponha sanções à Moscou.

O Reino Unido, a UE e os EUA culpam a Rússia pelo ataque de um agente nervoso a um ex-agente duplo russo em Salisbury no início deste ano. Kremlin nega o envolvimento.

"Nossos colegas britânicos têm uma opinião bastante elevada sobre si mesmos", disse Lavrov, no balneário de Sochi, no mar Negro, depois de conversar com o ministro das Relações Exteriores da Sérvia.

"Um país que está deixando a União Europeia no âmbito do Brexit está tentando ditar a política externa para a própria União Europeia. E agora, como se vê, Londres quer ditar a política externa sobre Rússia em Washington."

Lavrov disse que a Rússia muitas vezes se ofereceu para discutir problemas que afetam os laços bilaterais com o Reino Unido, mas que sempre foram repelidos "de maneira arbitrária".

Ele disse que, entretanto, a oferta russa de negociações ainda esta em jogo.