Rússia acusa Reino Unido de tentar ditar política para UE e EUA
MOSCOU (Reuters) - O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, acusou o Reino Unido nesta terça-feira de tentar impor sua política hostil a Rússia, União Europeia e Estados Unidos, segundo uma agência de notícias russa.
Lavrov estava respondendo a uma iniciativa do ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Jeremy Hunt, que deve dizer em uma audiência em Washington que o governo britânico quer que a União Europeia, com a qual está em processo de separação, imponha sanções à Moscou.
O Reino Unido, a UE e os EUA culpam a Rússia pelo ataque de um agente nervoso a um ex-agente duplo russo em Salisbury no início deste ano. Kremlin nega o envolvimento.
"Nossos colegas britânicos têm uma opinião bastante elevada sobre si mesmos", disse Lavrov, no balneário de Sochi, no mar Negro, depois de conversar com o ministro das Relações Exteriores da Sérvia.
"Um país que está deixando a União Europeia no âmbito do Brexit está tentando ditar a política externa para a própria União Europeia. E agora, como se vê, Londres quer ditar a política externa sobre Rússia em Washington."
Lavrov disse que a Rússia muitas vezes se ofereceu para discutir problemas que afetam os laços bilaterais com o Reino Unido, mas que sempre foram repelidos "de maneira arbitrária".
Ele disse que, entretanto, a oferta russa de negociações ainda esta em jogo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.