IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC autoriza funcionamento de Banese Card, Credi-Shop, Green Net, Repom, Senff e Wex

23/08/2018 15h03

BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central autorizou nesta quinta-feira a operação de seis arranjos de pagamento fechados --Banese Card, Credi-Shop, Green Net, Repom, Senff e Wex --, dentro de processo de análise que segue em curso para dar aval ao funcionamento de mais competidores no segmento.

Um arranjo de pagamento é o conjunto de regras e procedimentos que disciplina a prestação de determinado serviço de pagamento ao público, informou o BC.

Um arranjo fechado ocorre quando "as atividades inerentes à prestação dos serviços de pagamento, a exemplo da emissão e do credenciamento, são executadas pelo próprio instituidor" ou pelo seu controlador.

Segundo o BC, é de praxe que os arranjos novos sejam instituídos dessa forma, pois "é muito difícil atrair outros participantes no momento em que o arranjo de pagamento é criado", destacou em seu site.

No grupo de arranjos autorizados nesta quinta-feira, Banese Card, Credi-Shop e Senff irão ofertar serviço pós-pago de compra. Já Repom, TipCard e Wex vão oferecer serviço pré-pago de compra.

Em nota, o BC afirmou que os arranjos de pagamento que já solicitaram autorização, mas que não foram incluídos neste lote, seguem funcionando normalmente até a manifestação final da autoridade monetária. Pontuou também que os lotes estão sendo definidos de acordo com a ordem do recebimento dos pedidos.

"Ao autorizar os arranjos, o Banco Central harmoniza as respectivas regras internas, para garantir que todos sigam os mesmos padrões, permitindo a segurança e a eficiência, e estimulando a competição no setor", disse o BC, acrescentando que há expectativa de que esse aumento da competição "conduza à redução de custos para o estabelecimento comercial e, deste, para o consumidor".

(Por Marcela Ayres)