IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Hedge funds dos EUA defendem revisão das taxas de dados cobradas por bolsas

24/08/2018 16h49

Por John McCrank

NOVA YORK (Reuters) - As duas principais associações de hedge funds aderiram a um coro crescente de participantes do mercado de ações, pedindo aos reguladores dos Estados Unidos que contenham taxas "não razoáveis" cobradas por algumas bolsas que, segundo eles, restringem as negociações e prejudicam a concorrência.

A Managed Funds Association e a Alternative Investment Management Association, em petição datada de 22 de agosto, pediram à Securities and Exchange Commission (SEC) para conduzir uma análise completa dos custos dos dados de mercado e exigir que as bolsas seja mais transparentes sobre as taxas cobradas.

Eles disseram que os gestores de fundos de hedge negociando em nome de fundos de pensão, organizações de caridade e outros investidores institucionais experimentaram um aumento contínuo nas taxas de dados de mercado, pois as bolsas alteram os termos de licenciamento, criam novas categorias de taxas e recategorizam e separam as taxas.

"Nossos membros compararam a prática a pedir um hambúrguer que custava 20 dólares, mas agora custa 7 dólares o pão, 15 dólares o hambúrguer, 3 dólares a montagem e 1 por condimento, por um custo total de 33 dólares (com alface, tomates, picles, ketchup e mostarda)", diz a petição.

O presidente da SEC, Jay Clayton, disse que o órgão regular do mercado dos EUA fará uma mesa redonda sobre o assunto em algum momento no futuro próximo, mas nenhuma data foi anunciada.

A receita de dados tem crescido para as operadoras de bolsa, incluindo a Intercontinental Exchange (ICE), dona da Bolsa de Nova York, e a Nasdaq.

(Por John McCrank)