IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Lula já é o grande vencedor da eleição, seja qual for a decisão do TSE, diz Haddad

28/08/2018 16h47

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Luiz Inácio Lula da Silva já é o grande vencedor das eleições presidenciais deste ano, independentemente da decisão do TSE sobre sua candidatura, disse nesta terça-feira o candidato a vice na chapa petista, Fernando Hadadd, que ainda minimizou o líder das pesquisas quando o ex-presidente não aparece como candidato, deputado Jair Bolsonaro (PSL).

Segundo Haddad, mesmo da prisão e à espera de uma definição sobre sua candidatura, Lula vem mostrando sua força junto ao eleitorado, uma prova de que já é o vencedor moral do pleito. O ex-prefeito de São Paulo argumenta que as pesquisas mostram que entre os eleitores que pretendem votar no primeiro turno Lula tem quase metade dos votos.

“Isso lhe daria praticamente a eleição no primeiro turno... essa etapa está cumprida e vários analistas já registram que Lula já venceu as eleições”, disse ele a jornalistas no Rio de Janeiro, depois de cumprir agendas em Niterói e São Gonçalo, cidades da região metropolitana. “Lula já ganhou as eleições e resta agora o país ganhar as eleições.”

O petista defendeu em sua entrevista que os momentos mais prósperos do passado recente do país foram vividos nos governos de Lula e da ex-presidente Dilma Rousseff . Ele citou o avanço no Produto Interno Bruto (PIB), controle inflacionário e baixo nível de desemprego.

Haddad aproveitou para contestar Bolsonaro, que na véspera, também no Rio de Janeiro, chegou a comparar Lula a líderes do PCC e Comando Vermelho por comandar o PT da prisão.

O ex-prefeito de São Paulo disse que o deputado é um candidato raso, com frases de efeito e poucas propostas estruturadas para as mais diversas áreas, como cultura, ciência, economia, saúde, educação.

Haddad também ironizou Bolsonaro ao declarar que o candidato fala uma coisa, mas o mentor econômico do candidato do PSL, o economista Paulo Guedes, fala exatamente o oposto em suas declarações.

“Esse tipo de atitude dele chama atenção e gera visibilidade nas redes sociais, mas minha preocupação com o Bolsonaro é a falta de proposta... qualquer tema ele não sabe responder”, disse o vice na chapa do PT.

“Ele parte para agressão e ofensa sempre e diminui camadas sociais importantes... ele está sempre rebaixando e depreciando alguém", acrescentou Haddad. "É muito difícil o considerar um concorrente sério.”

O candidato do PT negou ainda que o partido tenha contratado uma empresa de influenciadores digitais para turbinar a campanhas de candidatos nas redes sociais.

“Apuramos o que foi possível e checamos com as nossas Tesourarias para ver se tinha saído recurso com essa destinação...”, disse.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)