Secretário do Tesouro dos EUA diz à CNBC que acordo comercial com Canadá é possível ainda esta semana
WASHINGTON (Reuters) - O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steve Mnuchin, disse nesta terça-feira que acredita que os Estados Unidos possam fechar um acordo comercial com o Canadá nesta semana, depois de alcançarem um entendimento com o México.
Acho que nosso objetivo é tentar colocar o Canadá a bordo rapidamente", disse Mnuchin em entrevista à CNBC.
Para ele, um acordo pode ser concluído ainda nesta semana.
Os Estados Unidos e o México concordaram na segunda-feira em reformula o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta), pressionando o Canadá a aceitar novos termos sobre o comércio de automóveis e regras de resolução de disputas para continuar fazendo parte do pacto entre as três nações.
Mnuchin não especulou quais questões poderiam ser problemáticas nas conversas com o Canadá, mas disse não esperar que haja muitos pontos críticos.
"O mercado dos EUA e os mercados canadenses estão muito interligados", disse ele. "É importante para eles obter este acordo e é importante para nós conseguirmos esse acordo".
Se um trato não for alcançado com o Canadá, disse Mnuchin, os Estados Unidos prosseguirão com um acordo comercial separado com o México. Ele disse acreditar que o Congresso aprovaria um acordo separado.
Se as negociações com o Canadá não forem concluídas até o final desta semana, Trump planeja notificar o Congresso de que chegou a um acordo com o México, disse o representante de Comércio dos EUA, Robert Lighthizer, a repórteres na segunda-feira.
(Por Doina Chiacu e Susan Heavey)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.