IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Montadora de luxo Aston Martin planeja listar ações na bolsa de Londres

29/08/2018 12h17

Por Costas Pitas

LONDES (Reuters) - A montadora de carros de luxo Aston Martin planeja listar ações na bolsa de valores de Londres, completando uma virada para a empresa que já foi deficitária e que pode ser avaliada em até 5 bilhões de libras (6,4 bilhões de dólares).

A companhia fundada há 105 anos e famosa por montar o carro esportivo dirigido pelo agente secreto fictício James Bond, se tornará a primeira montadora britânica listada em Londres em anos, após a venda de marcas como Jaguar e Bentley para investidores estrangeiros.

A oferta pública inicial de ações (IPO), que se segue à listagem da rival italiana Ferrari em Nova York em 2015, pode levar a Aston a ser avaliada em até 5 bilhões de libras, disseram fontes à Reuters, depois de ampliar sua linha de produção e modelos.

A empresa, que no ano passado teve seu primeiro lucro desde 2010 e faliu sete vezes em sua história, disse na quarta-feira que a oferta envolve a venda de ações de seus principais proprietários, grupos de private equity do Kuweit e da Itália, e que pelo menos 25 por cento das ações serão negociadas em bolsa.

A montadora espera concluir a listagem de suas ações este ano, mesmo prazo que a primeira-ministra britânica, Theresa May, está trabalhando para o país chegar a um acordo para deixar a União Europeia.

A Aston vende cerca de 25 por cento de seus carros para a União Europeia e opera sua única fábrica em Gaydon, no centro da Inglaterra, e uma segunda planta deve inciar operações no País de Gales em 2019.