IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Petrobras vai recorrer de decisão na Holanda que bloqueia ações de subsidiárias

29/08/2018 09h37

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras informou nesta quarta-feira que vai recorrer de decisão de uma corte na Holanda que deferiu em arbitragem pedido da empresa norte-americana Vantage para bloquear ações de duas subsidiárias diretas da estatal e créditos que a companhia possa ter contra algumas controladas, coligadas e certas entidades holandesas.

"A companhia buscará todas as medidas legais para anular a sentença arbitral e defender sua posição", declarou a Petrobras em comunicado.

A petroleira brasileira explicou que arbitragem originou-se de um contrato de serviços de perfuração obtido mediante corrupção, conforme revelado pela Operação Lava Jato.

Segundo reportagem de segunda-feira do The Wall Street Journal, o contrato com a empresa de perfuração com sede nos EUA foi finalizado em 2015, o que aprofundou as dificuldades financeira da Vantage.

"A Petrobras reitera que foi reconhecida como vítima dos fatos descobertos por tal operação pelas autoridades brasileiras, incluindo o Supremo Tribunal Federal", segundo nota da empresa.

A Petrobras ressaltou que não foi citada ou notificada da decisão da corte, e não apontou em nota os valores envolvidos no processo.

Segundo reportagem do The Wall Street Journal, os ativos da Petrobras envolvidos no processo arbitral somam 622 milhões de dólares.

(Por Roberto Samora)