IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Campbell Soup vai se desfazer de unidades e deixa aberta possibilidade de venda total

30/08/2018 14h01

Por Harry Brumpton e Svea Herbst-Bayliss

NOVA YORK/BOSTON (Reuters) - A Campbell Soup anunciou nesta quinta-feira que planeja vender suas unidades internacional e de alimentos frescos refrigerados e deixou em aberto a possibilidade de colocar toda a empresa à venda, seguindo uma revisão de meses e a pressão dos investidores de fundos de hedge para seja vendida.

Não está claro se o plano vai apaziguar o investidor ativista Dan Loeb, cujo fundo de hedge Third Point anunciou em 9 de agosto deter uma participação de 5,65 por cento na companhia e imediatamente defendeu a venda de toda a empresa para um concorrente. O Third Point não respondeu imediatamente a um pedido de comentário na quinta-feira.

Se não for atendido, Loeb poderia escalar seu ataque para nomear uma chapa de diretores nas próximas semanas para ser votada na reunião anual da Campbell no final deste ano, disseram fontes familiarizadas com o assunto à Reuters nesta semana.

O conselho da Campbell manteve viva a possibilidade de uma venda completa, dizendo que "permanece aberta e comprometida com a avaliação de todas as opções estratégicas para aumentar o valor no futuro".

No entanto, o presidente-executivo interno, Keith McLoughlin, minimizou a perspectiva de uma venda de toda a empresa. "Não quero exagerar, porque estamos absolutamente comprometidos com a execução desse plano", disse ele à Reuters em entrevista na quinta-feira.

"O conselho concluiu que este plano atual é o melhor para maximizar o valor", acrescentou.

As ações da Campbell, que tem um valor de mercado de cerca de 12 bilhões de dólares, caíram cerca de 2,2 por cento no início dos negócios desta quinta-feira.

Juntamente com os resultados de sua revisão, Campbell também previu lucro por ação para o ano fiscal de 2019 abaixo da estimativa média de Wall Street.

A empresa de 149 anos, que revolucionou a indústria de comida caseira com as sopas fáceis de preparar e técnicas de produção de baixo custo, tem lutado para atrair os jovens consumidores para as famosas sopas, biscoitos Pepperidge Farm e outros alimentos e bebidas.

Sua última incursão em alimentos frescos falhou, enquanto a dívida e os custos aumentaram. Suas ações caíram em um terço nos últimos dois anos.

Campbell disse que usaria os recursos das vendas da unidade para reduzir sua dívida e aumentou sua meta de economia de custos em 150 milhões de dólares, para 945 milhões de dólares até o final do ano fiscal de 2022.

NOVA ESTRATÉGIA

A venda dos negócios internacional e de alimentos frescos marca uma mudança em relação à estratégia da ex presidente-executiva Denise Morrison, que queria que a Campbell tivesse um portfólio diversificado com foco em saúde e bem-estar.

Morrison deixou o comando da empresa abruptamente em maio depois de uma série de resultados ruins. No mesmo dia, a empresa anunciou uma revisão abrangente de seu portfólio e o membro do conselho Keith McLoughlin foi nomeado presidente-interino.

As vendas das unidades podem tornar a Campbell um alvo de aquisição mais atraente, pois volta suas atenções para seus principais negócios de sopa e salgadinhos, os pilares da empresa.

As duas empresas colocadas à venda atualmente geram cerca de 2,1 bilhões de dólares em vendas anuais, cerca de um quarto da receita total da Campbell.

A Campbell International inclui a marca de biscoitos australianos Arnott's e Kelsen Group, juntamente com as operações de produção na Indonésia e Malásia e negócios em Hong Kong e no Japão.

A Campbell Fresh inclui a Bolthouse Farms, a Garden Fresh Gourmet e o negócio de sopas refrigeradas da empresa.

A empresa contratou o Goldman Sachs Group e a Centerview Partners para vender as unidades.

(Por Harry Brumpton e Svea Herbst-Bayliss)