Setor público consolidado pode ter déficit R$30 bi melhor que meta em 2018, diz Mansueto
BRASÍLIA (Reuters) - O secretário do Tesouro, Mansueto Almeida, afirmou nesta quinta-feira que o setor público consolidado pode encerrar o ano com um resultado primário cerca de 30 bilhões de reais melhor que a meta, fixada em 161,3 bilhões de reais para 2018.
Olhando apenas para o governo central (Tesouro, Banco Central e Previdência), que tem meta de déficit de 159 bilhões de reais, Mansueto disse que poderá haver uma economia de 14,5 bilhões de reais, referente a recursos empoçados até julho.
Esse dinheiro já foi liberado para pagamento, disse Mansueto, mas não foi executado pelos ministérios por uma série de amarras e vinculações. Na visão do secretário, o cenário deve continuar assim até o final do ano.
Ele também afirmou que as estatais podem fechar 2018 com superávit de 5 bilhões de reais, ajudadas por pagamento que será feito por Itaipu, ante meta de déficit de 3,5 bilhões de reais.
Já Estados e municípios podem ter um superávit entre 9 bilhões e 10 bilhões de reais, frente a uma meta de saldo positivo em 1,2 bilhão de reais para 2018, completou Mansueto.
(Por Marcela Ayres)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.