RBS e Barclays são criticados por falhas em serviços online
Por Emma Rumney e Lawrence White
(Reuters) - O Royal Bank of Scotland se desculpou por falhas que atingiram os serviços bancários online e móveis, na mais recente sequência de problemas desse tipo em bancos britânicos que levaram a críticas de clientes e legisladores.
O RBS disse que está trabalhando para reparar problemas com seus serviços online e móveis nesta sexta-feira, na esteira de falhas semelhantes na quinta-feira que atingiram o Barclays, o Co-operative Bank e a fintech Cashplus.
RBS e Barclays devem enfrentar pedidos de legisladores britânicos para explicarem o que causou os problemas, disse à Reuters uma fonte familiarizada com o assunto, após situações semelhantes com o Cashplus esta semana.
As falhas acontecem no momento em que bancos britânicos estão guiando clientes rumo a tais serviços enquanto diminuem a rede de agências para cortar custos. Reguladores e políticos estão aumentando a investigação sobre a resiliência cibernética dos bancos.
O presidente-executivo do Royal Bank of Scotland, Ross McEwan, disse à LBC Radio que a falha pode estar relacionada a mudanças feitas em sua tecnologia, como uma alteração no seu firewall, mas a causa ainda não estava clara.
"A equipe está trabalhando duro... Nós sentimos a dor de nossos clientes toda vez que isso acontece", disse ele.
A falha do RBS na sexta-feira também afetou o NatWest, marca do RBS com melhor classificação entre os clientes. O banco usou o Twitter para se desculpar com os clientes e disse que os serviços bancários por telefone e máquinas de autoatendimento (ATM) estão funcionando normalmente.
(Reportagem adicional de Shubham Kalia em Bengaluru)
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