PUBLICIDADE
IPCA
+0,93 Mar.2021
Topo

Recuperação da inflação está condicionada a juros baixos durante o verão, diz Draghi

24/09/2018 11h12

BRUXELAS (Reuters) - A recuperação da inflação esperada pelo Banco Central Europeu está condicionada à permanência das taxa de juros do mercado em níveis baixos durante o verão (no hemisfério norte) do ano que vem, disse o presidente do BCE, Mario Draghi, nesta segunda-feira.

Draghi descreveu a aceleração da inflação subjacente na zona do euro como "relativamente vigorosa" e manifestou confiança de que uma recuperação do crescimento salarial continuará.

Mas ele reafirmou a promessa do BCE de manter as taxas em seu atual patamar baixo "até o verão" do ano que vem, rejeitando implicitamente pedidos de algumas autoridades para que aperte a política monetária mais rapidamente.

"Guiar as expectativas para a trajetória dos juros foi crítico porque a trajetória de inflação que o Conselho do BCE via como mais próxima do objetivo de um ajuste sustentado era - e ainda é - condicionada a uma estrutura de taxas de juros que incorpora expectativas de juros constantes durante um período prolongado de tempo após dezembro de 2018 ", disse ele ao Parlamento Europeu.

O presidente do Banco Central da Áustria, Ewald Nowotny, disse em entrevista publicada no domingo que gostaria de transferir a taxa de depósito do BCE para 0,2 por cento negativo, ante 0,4 por cento negativo de agora.

(Por Francesco Canepa)