IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Wall Street cai após tarifas entre EUA e China entrarem em vigor

24/09/2018 18h20

Por Sinéad Carew

NOVA YORK (Reuters) - O S&P 500 e o Dow fecharam em baixa nesta segunda-feira após uma nova rodada de tarifas comerciais entre Estados Unidos e China entrarem em vigor, enfraquecendo esperanças da semana passada por negociações entre os dois países, e à medida que investidores aguardam um amplamente esperado aumento de juros pelo Federal Reserve.

O índice Dow Jones caiu 0,68 por cento, a 26.562 pontos, enquanto o S&P 500 perdeu 0,351575 por cento, a 2.919 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançou 0,08 por cento, a 7.993 pontos.

Sete dos principais 11 setores do S&P caíram após tarifas dos EUA sobre cerca de 200 bilhões de dólares em bens chineses entraram em vigor, junto com os impostos retaliatórios de Pequim.

"Investidores estão começando a ver o aviso de que a China está começando a se fechar e os EUA também estão", disse Chris Zaccarelli, chefe de investimentos da Independent Advisor Alliance. "É um tom geral de fugir de riscos, um sentido que as pessoas estão se tornando um pouco mais cautelosas."

Os mercados acionários dos Estados Unidos tiveram fortes ganhos na semana passada à medida que investidores se agarravam à esperança de que os EUA e a China mantivessem negociações comerciais. Mas com ambos os lados agora se mostrando firmes em suas posições, Zaccarelli disse ele "não ficaria surpreso se nós devolvessemos todos os ganhos da semana passada".

O setor industrial, que tem carregado o fardo da guerra comercial, foi o de maior peso sobre o S&P, com uma queda de 1,3 por cento.

Setores sensíveis à taxa de juros como bens de consumo, que caiu 1,5 por cento, e setor imobiliário, queda de 1,9 por cento, estavam sob pressão antes da reunião de dois dias do Fed que começa na terça-feira e que deve acabar com uma alta na taxa de juros.

(Reportagem adicional de Shreyashi Sanyal e Chuck Mikolajczak)