ipca
-0,21 Nov.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Marina lança plano de combate à burocracia em serviços públicos

25/09/2018 16h38

SÃO PAULO (Reuters) - A candidata da Rede à Presidência, Marina Silva, lançou nesta terça-feira um plano de combate à burocracia no acesso aos serviços públicos que será implementado caso ela vença a eleição de outubro, cujo primeiro turno está marcado para o dia 7 de outubro.

Pelo plano, batizado de Brasil Conectado, novas tecnologias digitais serão usadas para simplificar o acesso a serviços públicos. Pelo celular, os cidadãos poderão tirar documentos, certidões e bilhetes de transporte. Plataformas digitais também serão usadas para selecionar pessoas para cargos de confiança no governo.

“No Brasil existe a sensação de que o governo atrapalha a vida do cidadão ao exigir que ele enfrente pequenos calvários para obter informações sobre si mesmo. Só quem ganha com isso são os cartórios”, disse Marina, segundo comunicado divulgado por sua campanha.

“Com esse plano, vamos acabar com a burocracia que toma tempo e dinheiro do cidadão e torna toda a sociedade menos eficiente", acrescentou.

Marina, que vem perdendo terreno nas pesquisas de intenção de voto, tem procurado se concentrar no anúncio de propostas para tentar reverter a queda na preferência do eleitorado. Ela já anunciou projetos para incentivar a energia solar na Região Nordeste, por exemplo. Também tem criticado a ideia de voto útil já no primeiro turno da disputa.

(Por Eduardo Simões)

Mais Economia