IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Após IPO nos EUA, empresa de educação Arco vai buscar aquisições

26/09/2018 20h46

Por Carolina Mandl

SÃO PAULO (Reuters) - A empresa brasileira de software educacional Arco, que viu seu valor de mercado subir 34 por cento para 1,18 bilhão de dólares em sua estreia na Nasdaq nesta quarta-feira, agora planeja buscar aquisições na área de serviços ligados a educação, disse o presidente da companhia.

A empresa captou cerca de 220 milhões de dólares em uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). As ações saíram a 17,50 dólares na terça-feira, no topo da faixa indicada, com os investidores parecendo não dar atenção às incertezas políticas sobre a eleição presidencial do país.

O presidente-executivo da Arco, Ari de Sá Cavalcante Neto, disse que, além de mirar sistemas de aprendizagem rivais, a empresa deve buscar provedores de serviços complementares às escolas de ensino fundamental e médio.  

Em reuniões com investidores, a Arco se apresenta mais como uma empresa de tecnologia do que de educação, pois entrega parte de seu sistema de aprendizado para as escolas por meio de plataformas digitais. 

Também foi fundamental para um IPO bem-sucedido o fato de a Arco ter continuado crescendo em termos do número de escolas e estudantes que usam seus serviços durante a recessão do país.

A empresa foi fundada em 2004 pela família Sá Cavalcante. Dez anos depois, a empresa norte-americana de private equity General Atlantic comprou uma participação minoritária. 

A Arco teve lucro líquido de 54,3 milhões de reais no primeiro semestre de 2018 e receita líquida de 195,1 milhões de reais.    A empresa contratou Goldman Sachs, Morgan Stanley, Itaú BBA, Bank of America Merrill Lynch, Allen, BTG Pactual e UBS para coordenar a oferta.