IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Litel e Bradespar devem pagar até R$2,82 bi para encerrar disputas com Elétron

26/09/2018 08h17

SÃO PAULO (Reuters) - A Litel Participações e a Bradespar devem formalizar nesta quarta-feira um acordo que prevê o pagamento de até 2,82 bilhões de reais para a Elétron, do empresário Daniel Dantas, para encerrar todos os litígios em curso, disseram as empresas em comunicado nesta quarta-feira.

A negociação diz respeito a uma disputa na qual a Elétron demanda uma indenização da Litel, que reúne as participações de fundos de pensão na mineradora Vale, e da Bradespar, braço de investimentos do Bradesco que concentra aplicações na mineradora.

Uma decisão judicial determinou o depósito de cerca de 4,5 bilhões de reais em favor da Elétron, mas o prazo para cumprimento da determinação foi prorrogado até o dia 1º de outubro para que as partes pudessem chegar a um acordo.

"As linhas gerais negociadas, ainda pendentes da devida formalização, preveem o encerramento de todos os litígios em curso entre as partes mediante o pagamento à Elétron de até 2,82 bilhões de reais", disse a Litel em comunicado, acrescentando que o valor será dividido em partes iguais com a Bradespar. Cada uma irá pagar 1,41 bilhão de reais.

A audiência de conciliação para a formalização do acordo será realizada nesta quarta-feira perante o juízo da 5ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro.

As ações da Bradespar abriram em alta nesta quarta-feira, repercutindo a expectativa de acordo e, no melhor momento do dia, chegaram a subir 4,10 por cento para o patamar recorde intradia de 39,89 reais. Por volta das 11:20, contudo, os papéis da Bradespar recuavam cerca de 0,8 por cento, acompanhando a queda de 2,2 por cento dos papéis da Vale.

(Por Raquel Stenzel)