IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Desaceleração no núcleo da inflação da zona do euro deve preocupar BCE

28/09/2018 07h09

BRUXELAS/FRANKFURT (Reuters) - A pressão de preços enfraqueceu inesperadamente nos 19 países da zona do euro neste mês, dados que devem aumentar as preocupações no Banco Central Europeu (BCE) no momento em que se prepara para reduzir as medidas de estímulo econômico.

O BCE está lentamente retirando o suporte à economia, na expectativa de que tenha feito o suficiente para estimular o crescimento e a inflação, mesmo que as pressões dos preços permaneçam relativamente fracas.

Apesar de os preços ao consumidor terem acelerado como esperado para 2,1 por cento em setembro de 2 por cento em agosto na base anual, a taxa que exclui o custo de alimentos e energia desacelerou a 1,1 por cento de 1,2 por cento, mostraram dados da Eurostat divulgados nesta sexta-feira.

Isso fica não apenas abaixo das projeções do mercado como também parece desafiar a própria visão do BCE de que o núcleo da inflação subiria até o final do ano, finalmente avançando após permanecer perto de 1 por cento desde meados de 2015.

O fato de o aumento no emprego e nos salários não estar se traduzindo em pressões de preços soma-se ao argumento de que a ociosidade na economia pode ser maior do que era visível até agora.

(Reportagem de Philip Blenkinsop e Balazs Koranyi)