IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Economia da Arábia Saudita cresce no 2º tri, mas setor privado ainda segue lento

30/09/2018 14h11

Por Andrew Torchia

DUBAI (Reuters) - A economia da Arábia Saudita cresceu em seu ritmo mais rápido em mais de um ano no segundo trimestre, mas o setor privado permaneceu lento, pressionado por medidas de austeridade, mostraram neste domingo dados oficiais.

O Produto Interno Bruto (PIB), ajustado pela inflação, cresceu 1,6 por cento no trimestre de abril a junho em relação ao mesmo período do ano anterior. Também representou um aumento de 1,2 por cento em relação ao primeiro trimestre e foi o crescimento mais rápido desde o quarto trimestre de 2016.

A recuperação se deve principalmente ao setor governamental, onde o crescimento saltou de 2,7 para 4 por cento, com as autoridades impulsionando os gastos, mostraram os dados.

O setor privado, que é crucial para Riad criar mais empregos e reduzir uma taxa de desemprego recorde de 12,9 por cento entre os cidadãos sauditas, cresceu apenas 1,8 por cento, ante 1,1 por cento no primeiro trimestre.

As empresas privadas foram duramente atingidas pelos aumentos de impostos e outras medidas para reduzir o déficit orçamentário do governo, e por cotas e taxas que tornam mais caro contratar trabalhadores estrangeiros.

Centenas de milhares de trabalhadores estrangeiros deixaram o país nos últimos 12 meses, prejudicando a demanda interna e fazendo a economia encolher no ano passado pela primeira vez desde a crise financeira global em 2009.